terça-feira, 11 de agosto de 2009

Informações Plurais 1

Arcimboldo,"The market gardener", 1590
“Produtos orgânicos: bom para o ambiente e talvez para a saúde”?
Soou estranho, para os desavisados, quando um estudo publicado por pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (LSHTM), no Journal of Clinical Nutrition, dos Estados Unidos, afirmou que os produtos orgânicos não são mais saudáveis do que os comuns. Tal estudo vai além e diz que sua contribuição nutricional é muito semelhante. Atualmente, afirma o pesquisador Alan Dangur, responsável pelo estudo, “não há prova alguma que justifique que os produtos orgânicos são melhores do que os normais, levando-se em conta a sua contribuição nutricional.”
A questão que se coloca, e o difundido estudo não apontou, é que os alimentos produzidos com pesticidas, sim essa é a expressão, e que consumimos diariamente, contém resíduos químicos resultantes do cultivo com agrotóxicos, tanto resíduos do princípio ativo aplicado, como metabólicos ou outras moléculas resultantes da degradação ou conversão.
Quanto ao uso de agrotóxicos, a Delegacia Regional do Trabalho do Piauí (Fetag-PI), só no ano de 2005, informou que quinze trabalhadores rurais morreram na região dos Cerrados Piauienses em decorrência dos agrotóxicos utilizados no plantio de soja. As mortes foram registradas no período de um ano, outras 50 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação. A Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura registra, anualmente, registra cerca de 300 mil intoxicações agudas e 5 mil óbitos de trabalhadores rurais por uso de defensivos agrícolas.
De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Cepa de Santa Catarina, os alimentos produzidos com “incentivo” químico além de causar sérios danos à saúde humana também afetam de forma irreversível o ambiente. Em condições normais, um alimento produzido pela agricultura orgânica não contém resíduos de agrotóxicos. O mesmo não se pode assegurar no caso de alimentos produzidos com tecnologia convencional, que utiliza pesticidas e fertilizantes químicos. Em tempo, o tomate, o pimentão, a maçã, o morango, a batata e o papaia são campeões em exposição à chuva envenenada promovida pela aplicação de agrotóxicos.
Finalmente, informa o Instituto Cepa que a produção de alimentos sem uso de tóxicos agrícolas e pecuários passou a ser alternativa sustentável e de melhoria econômica dos pequenos proprietários. Na região de Florianópolis, onde a pesquisa foi realizada, em 40 propriedades que adotaram a produção sem produtos químicos e em outras 40 que mantiveram a tecnologia tradicional, o valor agregado - valor bruto menos os gastos intermediários para realizar a produção - obtido pelos agricultores orgânicos de hortifrutigranjeiros é, em média, 25,2% superior ao obtido pelos outros agricultores, em decorrência dos preços melhor remuneradores e dos custos menores da produção orgânica. Ou seja, a produção orgânica é realmente uma alternativa, confirma o secretário executivo do Instituto Cepa, Ademar Paulo Simon. Sustentabilidade, assim, deve ser entendida também, de forma direta, como melhoria econômica dos atores envolvidos e não apenas discurso corporativo.
Compreender temas como tratamento e utilização da terra segundo a capacidade de uso do solo, compostagem de resíduos orgânicos, destino de resíduos tóxicos, tratamento dos dejetos animais, manutenção de áreas de preservação permanente, reflorestamento com espécies nativas e exóticas, técnicas de cultivo, rotação de cultura, policultivo, consorciação entre tantos outros aspectos relacionados agricultura orgânica apesar de não fazer parte da pesquisa Britânica, faz bem à saúde, faz bem ao meio ambiente, porém talvez não faça à cadeia produtiva dos agrotóxicos.

2 comentários:

  1. Talvez um dos grandes problemas do alimentos orgânicos seja problemas relacionados com a questão logística, pois centros de produção de produtos hortifruti estão distantes do centro de consumo, o que faz com que os produtos orgânicos (que tem a sua perecibilidade maior) não atinjam grandes centros consumidores.

    Talvez seja necessário, além de arrumar as estradas para facilitar o transporte, também seja necessário maiores incentivos à agricultura familiar. Questão essa que demanda muito tempo.

    Mas enfim, concordo com as opiniões expressas no texto, muito boas, pra variar. Parabéns mais uma vez.

    Abraços,
    Diego Sabor

    ResponderExcluir
  2. ASSISTAM!! Vale a pena refletir sobre a tal "sustentabilidade" que se fala por aí.

    http://www.cultureunplugged.com/play/1081/Chicken-a-la-Carte

    Bjs Patty

    ResponderExcluir