domingo, 23 de agosto de 2009

Informações Plurais 3


Racismo terceirizado
Um grupo de manifestantes realizou ontem, dia 22 de agosto, um protesto contra o Carrefour em Osasco, Grande São Paulo. O ato foi uma resposta à violência cometida pela equipe de segurança – ou insegurança – que agrediu fisicamente o técnico de segurança Januário Alves Santana, confundido com um bandido. Isso porque, Januário estava encostado em seu Ecosport no estacionamento. De acordo com o hipermercado, a barbaridade foi praticada não por seus funcionários, mas sim por uma empresa terceirizada. De outro modo, será que com essa informação querem dizer que não são responsáveis pelo ocorrido? Aliás, este não é o primeiro caso envolvendo a empresa. No último dia 6, um pedreiro foi morto por seguranças, de propriedade da rede, acusado de furtar produtos no valor de R$ 26. Sem comentário. Quanto ao grupo de manifestantes, o Carrefour diz que “respeita as manifestações pacíficas e democráticas, desde que sejam preservados a segurança, integridade e bem-estar de seus clientes e funcionários”. O que essa declaração quer dizer? Pois Januário também estava pacificamente com a família fazendo compras, no entanto foi agredido. Será que o Carrefour não considera os manifestantes como clientes? Ou, pior que isso, continuará afirmando que a violência foi cometida por uma empresa terceirizada, dessa vez, e não por ele? Não cabe a essa rede de supermercados apenas dizer que respeita manifestações pacíficas, já que sabemos, pelos dois casos ocorridos num mês, que isso é estranho. Penso que está na hora de ativar a memória de Luther King quando organizou um boicote aos ônibus de Montgomery, nos EUA, para protestar contra a segregação racial em vigor no transporte. Vale lembrar que está em vigorar há 20 anos, a Lei 7.719/1989 que classifica o racismo como crime inafiançável, punível com prisão de até cinco anos e multa.

Um comentário:

  1. O que têm feito nossos representantes dos Poderes? Quem vira-e-mexe "não sabia de nada"? Quem está no Congresso à contra-gosto de muita gente?

    Os franceses são espertos, seguem tranquilamente o jeitinho brasileiro de resolver as coisas! Essa postura (ridícula) de preservação não é novidade. Não diz a mitologia cristã que Pilatos lavou as mãos? ;-)

    ResponderExcluir