sábado, 24 de outubro de 2009

Um outro desenvolvimento sustentável


Commodities ambientais
As "commodities ambientais" são mercadorias originadas derecursos naturais em condições sustentáveis, cujas matrizessão: água, energia, madeira, biodiversidade, reciclagem,minério e controle de emissão de poluentes (água, solo,ar), bem como as "commodities espaciais", assim entendidas, quetratarão da propriedade intelectual, das idéias, dossaberes, da cultura dos povos, das artes, da qualidade de vida,das pesquisas e de todos os valores abstratos originados dacapacidade humana individual ou grupal.
As commodities ambientais obedecem a critérios de extração, produtividade, padronização, classificação, comercialização e investimentos e têm um tratamento diferente daqueles produtos chamados, no jargão do mercado financeiro, de “commodities” (mercadorias padronizadas para compra e venda). Não são, assim, mercadorias que se encontram na prateleira dos supermercados, na lista de negócios agropecuários, nem entre os bens de consumo em geral industrializados, mas estão sempre conjugados a serviços socioambientais como o ecoturismo, turismo integrado, certificação,educação,marketing, comunicação, saúde, pesquisa, história entre outros.
No mercado de commodities ambientais, os fornecedores e produtores são a população carente, os indivíduos que podem representar, ou melhor, já representam riscos sociais. O cidadão de baixa renda que mora próximo a mananciais, o caboclo que queima a floresta nativa para ampliar sua área agriculturável convertem-se em proprietários de commodities ambientais, ou seja, figuras centrais deste mercado.
A matriz água, por exemplo, bem como as outras matrizes, podem ser tratadas como reprodutoras de commodities ambientais (moeda do meio ambiente) somente se as variáveis sociais – nível de educação, distribuição de renda, saúde, empregabilidade – dos cidadãos forem levadas em consideração e se houver a participação da sociedade na manutenção, destinação, administração e principalmente na comercialização, de acordo com leis claramente estabelecidas. Quem se interessar em saber mais, basta ler o e-book de Amyra El Khalili clicando no link abaixo.
Download gratuito do livro
http://amyra.lachatre.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário