terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Série Estampas – Luiz Lopes
É sempre um desafio para o artista se apropriar do que não é dele. Luiz Lopes se apropria com tranqüilidade e maestria daquilo que as tecelagens jogam fora, sobras de tecido com excesso de tinta, com erros nas gravações das estamparias e manchas. Do que serviu apenas para teste na indústria, o artista decide extrair poesia e outros sentidos através de novas gravações, raspagens e sobreposições. O tecido deixa, assim, sua função utilitária para se tornar tela e panôs, objeto agora para os olhos e o pensamento.

Entre o tecido industrial e as telas de Luiz Lopes, a atividade artística se estabelece como um jogo entre a resistência física da matéria-prima e a vontade do artista em transformá-la. Lopes extrai informações invisíveis ao tecido inicial ao mesmo tempo em que as insere, fazendo com que pintura e gravação se confundam e se complementem.

A Série Estampas é assim um exercício corajoso e ao mesmo tempo raro de descobrir pela raspagem e sobreposição de signos sobre o tecido uma imagem nunca vista. Uma imagem revelada por um artista singular.
Quem se interessar em conhecer mais sobre as obras deste artista, basta entra no endereço
http://luizlopez.multiply.com/

Um comentário: