quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Partido Pirata

O Partido Pirata alemão conseguiu 842 mil votos nas eleições realizadas ontem, o equivalente a 2% do total de votos. No entanto, devido à cláusula de barreira de 5%, não pôde eleger membros ao parlamento alemão. Uma das dificuldades do Partido Pirata foi o fato de não estar organizado em todo país, como no Estado da Saxônia, o que tornou impossível receber votos. Apesar disso, o jovem Partido Pirata alemão tornou-se o 6 º maior partido político na Alemanha baseados em votos. O partido conseguiu crescer cerca de dez vezes desde as eleições para o Parlamento Europeu, realizada em junho deste ano e tem agora 9.500 piratas filiados, tornando-se o 7o. maior partido na Alemanha, com base no número de membros. Os destaques da campanha eleitoral foram o uso do grafite inverso, a projeção de luzes com a bandeira em edifícios, estruturas industriais e até mesmo o céu.
O Partido Pirata é um movimento que surgiu no Brasil no final de 2007 a partir da rede Internacional de Partidos Piratas, organização pela defesa ao acesso à informação, o compartilhamento do conhecimento, a transparência na gestão pública e a privacidade - direitos fundamentais que são ameaçados constantemente pelos governos e corporações para controlar e monitorar os cidadãos. Os Piratas não acreditam na "propriedade intelectual" e entendem que sua defesa no âmbito digital implica no controle dos cidadãos e na supressão dos direitos civis e liberdades individuais fundamentais.

7 comentários:

  1. isso só fica assim enquanto não começar a atrapalhar eles..

    ResponderExcluir
  2. querendo ou não somos reféns do sistema

    ResponderExcluir
  3. somos reféns QUERENDO... o NÃO é uma outra alternativa (utópica, para uns) ao qual poucos estão dispostos a enfrentar... assista "into the wild", vai entender o q eu to falando ;)

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo! com certeza você não vai se lembrar de mim, eu era sua aluna há alguns anos atrás..Gostei muito que você resolveu entrar em contato com seus ex-alunos. Sobre o blog, muito interessante..e o post, ia recomendar o mesmo filme acima "into the wild",um dos meus favoritos, fala bastante a respeito desse assunto e tem umas sacadas geniais

    ResponderExcluir
  5. Ronaldo, fazia um tempão que eu não entrava aqui, e parabéns, ficou melhorzinho o layout do blog! Aê!

    Você, o que pensa do Partido Pirata?!?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente com o Fernando...somos reféns pq queremos, pq o NÂO, quando não é utopia para muitos, é trabalhoso demais para outros. Acho que não falta só coragem para mudar as coisas, mas principalmente disposição, vontade de verdade!! Ah, assiti o filme...realmente é mtoo bom. Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir