Somos cidadãos de diferentes nações e simultaneamente cidadãos de um mundo em que o global e o local se interligam.
In Preâmbulo da Carta da Terra
“Enough for everyone, forever”, O suficiente para todos e para sempre. Com este propósito é que o tema da sustentabilidade tem chegado a todos nós e nos obrigado a repensar nossas atitudes cotidianas. Pensar a sustentabilidade implica incorporar a idéia de integridade ecológica, respeito pela comunidade, justiça social e econômica, valorização da democracia e não à violência e sim à paz.
No âmbito ambiental, a exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para se compreender a sustentabilidade. O Brasil tem uma das maiores reservas de recursos naturais do planeta. Porém, esses recursos são, por natureza, finitos e, portanto, devem ser geridos de forma estratégica.
No entanto, para pensar a sustentabilidade temos que ampliar o seu sentido para as além das questões ambientais. É preciso antes entender que o desenvolvimento sustentável se encontra com o respeito ao meio ambiente, a qualidade na saúde e na educação, ao planejado crescimento econômico, a política comprometida com o interesse comum, tornando-o sustentável para as atuais e futuras gerações. “Um jeito em que o consumo seja responsável, a inclusão social e o equilíbrio ambiental não sejam discursos da moda, mas práticas e metas. É possível sim construir sem destruir, consumir sem ser consumido.” Marina Silva
O Partido Verde acredita nessa idéia e trabalha para a reconstrução, no presente, de um futuro onde a valorização do meio ambiente, da cultura, das relações sociais, da justiça, das práticas econômicas, da solidariedade e do respeito ao outro sejam as principais fontes de promoção da paz.